Entre vários estabelecimentos comerciais, eu gostaria de comparar o restaurante no Japão e o restaurante no Brasil hoje.
1. Você poderá tomar água à vontade de graça.
No Brasil, nenhum restaurante serve alguma coisa de graça. A única coisa que você pode utilizar à vontade seria ketchup ou mostarda. O cliente tem que pagar para tudo, sem exceção.
No Japão, normalmente o garçom vai trazer copo de água com gelo logo que os clientes se sentarem na mesa. Aliás, os clientes podem solicitar quantas águas quiser.
Há até restaurantes em que os clientes podem repetir arroz à vontade. (おかわり)
No Japão, existe um tipo de restaurante chamado “ファミリーレストラン( Restaurante familiar )” , cujo público alvo é família. Normalmente este estilo de restaurante oferece um serviço chamado “Drink Bar”.
Quem pediu “Drink Bar” pagando 7,8 reais a mais, além de pedir outros pratos, poderá beber vários tipos de bebida tais como refrigerante, café, chá preto, chá verde, à vontade. Os próprios clientes vão se servir num canto reservado, como mostra foto embaixo.
"Drink Bar" é bom demais. Por isso, muitas japoneses, principalmente donas de casa que têm mais tempo livre, vão à restaurante familiar onde oferece "Drink Bar " e ficam batendo papo com amigos durante 3,4 horas após a refeição, bebendo vários tipos de bebidas à vontade.
2. Você saberá como é cada prato tanto pelas fotos quanto pelas amostras antes do pedido.
No Brasil, na maioria dos casos, não há fotos dos pratos no cardápio. Pode até ter algumas fotos dos pratos principais daquele estabelecimento. No entanto, normalmente só tem descrição simples dos pratos embaixo dos nomes dos pratos.
No Japão, sempre há fotos da maioria dos pratos no cardápio. Por isso, o cardápio pode até chegar 7,8 páginas. Assim, os clientes já podem saber a aparência do prato antes do pedido e não ficam decepcionado pelo menos pela aparência.
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Aliás, muitas amostras dos pratos que o restaurante oferece estão expostas na vitrine da entrada do restaurante. Desta maneira, os clientes podem escolher quais pratos eles pedirem antes de entrarem no restaurante.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEis2LzMsoyDIpwtWHYjk_ksz7G5IJHzAdR_9lgAMBfpyQgBI65HVl5uUV4CZcduLzIlIdI18DsJSpZjQens0IEXFuMd-HCJNgh12cavnfqPnyOJ5mCuyvRH8GCXsGAKbok4TYWK0uiG9L9V/s320/restaurante+replica2.jpg)
O número da amostra do prato que eu vi aqui no Brasil é 1 ou 2 no máximo.Pelo jeito, os donos dos restaurantes no Brasil não gostam muito de colocar amostras.
3. Você será atendido de maneira mais eficaz.
No Japão, você não precisará chamar garçom em voz alta e levantando braços que nem aqui no Brasil.
Antigamente, os clientes precisavam chamar garçom levantando braços no Japão. Porém, há 15 anos para cá, este costume deixou de existir. Ainda bem. Como eu era bem tímido, eu tinha muita vergonha de fazer isso
Hoje em dia, ao chamar garçom, basta apertar o botão de uma máquininha redonda que está em todas as mesas, como mostra a foto a seguir.
É muito prático mesmo. Assim os clientes podem pensar bem sobre o que vão comer e podem chamar na hora que eles escolherem os pratos.
Além dessa coisa maravilhosa inventada, hoje em dia, o garçom atende com um aparelho na sua mão no Japão.
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Se você pedir um prato, o garçom vai escolher este prato na tela do aparelho na hora. Você poderá escolher até como carne deve ser assado e quando quer que o garçom traga sobremesa, bebida,etc.
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Todas as informações vão ser repassados tanto para cozinheiro que fica na cozinha quanto para gerente de marketing que está trabalhando na matriz da empresa.
Tudo sistematizado.
O garçom no Brasil que não faz no atendimento aos clientes é que o garçom no Japão repete todos os pedidos dos clientes inclusive o modo de assar carne, após o termino dos pedidos dos clientes.
Ele faz isso para não trazer os pratos errados posteriormente, pensando bem nos clientes. Só que quando tem muitos clientes numa mesa, isso pode demorar mais de 3 minutos para confirmar estes pedidos.
É um momento tenso e pode até ser engraçado para mim. Eu jamais trabalharia como garçom no Japão. Na verdade eu já trabalhei como garçom para casamento no Japão quando eu era estudante da faculdade. Só que eu não precisva anotar pedidos neste trabalho. Eu só servia comida para prato e retirava pratos da mesa.
Eu admiro garçons brasileiros. Porque eles conseguem trazer pratos corretos, sem esse aparelho moderno, mesmo recebendo muitos pedidos de uma vez.
Claro que ás vezes eles erram e demoram para atender. Porém, digamos que é um atendimento mais humano.
O atendimento do garçom japonês tem toda qualidade. Só que é meio robótico mesmo.Eles estão seguindo só manual de atendimento. Não parece ter o calor humano no atendimento.
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