segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

4 versões do Windows que tiveram o desenvolvimento cancelado

Se você acha que tudo corria e corre perfeitamente bem em Redmond, está muito enganado. Nem tudo são flores em terras microsoftianas. Por motivos desconhecidos, a Microsoft abandonou 4 versões do Windows no final da década de 1990. Há pouquíssimas informações sobre quais eram os objetivos da gigante com os SOs. Mas você sabia desses cancelamentos? Vamos a eles!

1 - Windows Cairo

Desenvolvido entre 1991 e 1996, ninguém sabe muita coisa sobre o Cairo. Sabe-se apenas que algumas das tecnologias desenvolvidas nele foram implantadas em versões posteriores do SO. Também há informações de que ele se tornou o Windows 2000 posteriormente.

2 - Windows Nashville


Talvez o Nashville não seria exatamente um novo SO. Seria apenas uma grande atualização para o Windows 95, tornando o Nashville o Windows 96. A Microsoft estava desenvolvendo-o para preencher a lacuna entre o Windows 95 e o Memphis (chamado inicialmente de Windows 97 e lançado como Windows 98). Junto com o Nashville, viria novas funcionalidades ao Internet Explorer 3, como o Active Desktop, que é a exibição de sites de internet na área de trabalho e a opção de abrir documentos do Office diretamente do IE graças a controles ActiveX. Curiosamente, as novas funções do IE 3 foram colocadas no IE 4, que também recebia o codinome Nashville.

3 - Windows Neptune


O Neptune foi desenvolvido entre janeiro de 1999 e janeiro de 2000, preparado para ser uma versão Home Edition do Windows 2000. Na época, foram lançadas duas builds do SO, mas não passou daí. O objetivo da Microsoft era lançar um Windows 2000 mais limpo: o 2000 era mais destinado a empresas, já o Neptune seria mais multimídia. Muitas funções desse SO e do 2000 que não puderam ser implantadas nos mesmos, foram postas em prática no projeto Whistler, codinome para o bom e velho XP. Entre as funções do Neptune estavam um firewall simples e uma tela de logon, esta última uma novidade na época.

4 - Windows Odyssey


O Odyssey foi desenvolvido entre 1999 e 2000. Ao meu entendimento sobre esse SO, parece que foi o mais misterioso dos 4. Nunca foi lançado uma versão alpha do Odyssey, ninguém tem ideia sobre qual era realmente o objetivo da Microsoft e ninguém sabe absolutamente nada o porque do cancelamento imediato do sistema. Rumores apontaram o Odyssey como o futuro Windows XP. Outros foram mais polêmicos: diziam ser um sistema muito avançado para a época, algo parecido com o Vista, rodando numa configuração avançada e inacessível na época. Talvez o sistema nunca foi abandonado, se tornando o Windows Vista em 2007. Mas isso ninguém pode confirmar a não ser a própria Microsoft. Pense um Windows Vista em 1999...


Fonte: Fique sabendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário